terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EU NÃO SOU LADRÃO! POR QUE TENHO QUE PAGAR PELO ROUBO DOS OUTROS??


Em mais de vinte anos de carreira nuca tive um assunto tão em voga em qualquer tempo como este.
É isso mesmo. As privatizações ainda dão pano pra manga. Se não vejamos:
A atriz global Denise Fraga entra na tela da minha televisão, diz que encontrou dois gatos: um da energia do vizinho e o outro, o próprio eletricista da CELTINS. Na seqüência ela diz que se o VIZINHO ROUBAR ENERGIA QUEM VAI PAGAR SOU EU. Ou os demais consumidores, como ela diz no texto.
Que a Denise é das melhores atrizes do Brasil não resta dúvida; que a equipe de marketing da CELTINS soube escolher a pessoa certa para o comercial é notável. Mas, daí a dizer na minha cara que eu vou pagar pelo roubo dos outros é, no mínimo, dizer que sou otário. É me chamar de careca e ainda oferecer o pente.
Se isto estiver previsto na lei das privatizações feita pelos tucanos, quando estavam no poder, é mais uma razão para voltar atrás nesta que foi a decisão mais burra já tomada por um governo brasileiro.
Caraça! Se pegamos todo o nosso potencial energético, mineral e financeiro e entregamos para a “pseudo” iniciativa privada, que na verdade é o capital privado dos estrangeiros, estou colocando raposa para vigiar as minhas galinhas. E o resultado é simplesmente devastador, para as minhas galinhas dos ovos de ouro e para mim que agora tenho que pagar pelo roubo dos outros.
Então vá lá: A pergunta que não quer calar:
Será por isso que pagamos aqui no Tocantins a energia mais cara do Brasil?????
E as nossas hidrelétricas não deveriam baratear o valor do consumo, já que somos nós que produzimos????
Basta os artefatos que adquirimos de outros países fabricados com o nosso ferro, na também vergonhosa privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Será que somos tão burros assim a ponto de entregar o ouro pro bandido e depois ficar vivendo de esmolas???
Sei não gente. Mas, não dá pra ficar ladrando enquanto a caravana passa. Ainda dá tempo de reverter essas famigeradas privatizações. E olha que este reverso seria apenas o princípio da correção de uma roubalheira extrativista que vem acontecendo desde que os portugueses descobriram o Brasil. São mais de quinhentos anos de extrativismo. E devo dizer que nunca mais vou fazer piada de português, por que hoje eu entendo que eles foram muito inteligentes ao descobrir e deixar descoberto para não perder a “mamata”. O burro da história somos nós que assistimos a tudo “de braços cruzados, covardes, com medo, calados. Olhando e fingindo não ver. Que há gente morrendo de fome. Poucos com muito e muitos sem nada... Senhor! Dá forças para a caminhada. Soldados somos na luta do amor”. Como diz na música católica.

Nesta semana, e aproveitando agora que o nosso site está chique, vou mandar um abraço para uma pessoa que é amiga nova, mas parece que faz tanto tempo...
Doutora Marta, da SEAGRO. Pense numa mulher valente, incansável na luta pela Agricultura Familiar. Ai de nós se não fossem as Martas da vida. Afinal, são eles, os agricultores familiares os responsáveis por 80% da produção em nosso estado. E precisam, mais que qualquer outro, da ajuda dos órgãos estatais.

Eu queria. Queria mesmo que os amigos da TV de Araguaína dessem uma pesquisada nos assuntos antes de falar asneiras no ar.
Meu colega Vanderlan Gomes deu um salto sobre o “corguim”:
Na eminência de defender a prefeita que abandonou os produtores da região, partiu pro ataque em cima do projeto de apoio aos pequenos produtores dos Povoados Água Amarela, Pilões e Rio Preto. As casas de farinha e as beneficiadoras de arroz beneficiaram centenas de famílias nestes locais e beneficiam ainda hoje. Com exceção da Água Amarela, onde o Pastor que era presidente da Associação de Moradores deu fim nas máquinas e a ex-proprietária do terreno onde funcionava o projeto conseguiu autorização da prefeita para retirar tudo de lá, do alicerce ao telhado. No Rio Preto, apesar da pouca produção, o arroz do povo continua a ser beneficiado. Nos pilões do mesmo jeito. Os projetos estão em decadência, é verdade. Mas não é por causa de quem os implantou não. É culpa de quem não os manteve. Senão, faça como eu: Vá lá e pergunte aos moradores.
Ah! Quanto à SUDAM. Coitada! Não sabe nem se existe imagine, então ter controle das documentações. Principalmente quando estas lhe são enviadas erradas e/ou nem são enviadas.
“Vamo botá os pingo no I” e parar de falar e esmo... Ninguém merece!
Vazei, antes que fiquem “brabos”


da Coluna do GUERRERO

Nenhum comentário:

Postar um comentário